quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Como evitar trapaças na jogatina em tela dividida

O multiplayer com tela dividida pode até ser o meio ideal para duas ou mais pessoas realmente compartilharem uma experiência social enquanto jogam (007 Goldeneye para Nintendo 64 é prova disso), mas ele tem alguns problemas. O principal deles talvez seja aquela “espiadinha” que o oponente pode dar na sua tela para tirar vantagem.

Mas finalmente inventaram sistemas “anti-cheat” para acabar com essa malandragem. Sistemas avançados que não envolvem banimentos ou linhas de código elaboradas: apenas lençóis, papelão, fita adesiva e a velha arte da gambiarra.
A foto acima mostra o método A, que vamos apelidar de “método cabana”. Trata-se, simplesmente, de uma fita adesiva colando um lençol à divisória da tela. E essa engenhosidade garante um bônus: o segundo jogador, que não pode mais ver a parte de cima da tela, vai ficar muito quentinho dentro de sua “cabaninha”.
Abaixo, temos o método B, que chamaremos de “método papelão”. Aqui vemos embalagens de papelão sendo empregadas para formar a barreira entre as duas partes da tela, com a vantagem de não matar o segundo jogador de sufoco e calor em um dia abafado de verão. Engenhoso.
Note que nenhum dos métodos apresentados poderia ser empregado em uma partida com 3 ou 4 jogadores. É por isso que eu prefiro confiar na honestidade e ética dos outros jogadores, o que chamaremos aqui de “método menos confiável de todos”. Eu sei que você, assim como eu ou qualquer outra pessoa nesse mundo, irá dar aquela espiada na tela do adversário para tirar proveito sempre que possível. É quase um instinto natural.
Não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja tímido, faça seu comentário!
Seu comentário incentiva o Portal BRX a postar mais notícias.