domingo, 4 de março de 2012

Todas as informações at'e agora sobre The Last of Us



Fevereiro foi um mês cheio de informações sobre The Last of Us pipocando de inúmeros sites e revistas que visitaram o estúdio da Naughty Dog nos três meses anteriores. Uma das coberturas mais aprofundadas sobre The Last of Us foi feita pela revista americana Game Informer, que criou uma central para reunir todas as OUTRAS informações que a equipe conseguiu arrancar de Naughty Dog em um visita muito, muito rápida.
A produtora demonstrou uma demonstração do jogo, de onde a Game Informer conseguiu reunir todas as informações. A demo começa com Joel e Ellie dirigindo por uma estrada congestionada por carros abandonados, eventualmente encontrando outro sobrevivente que parece machucado e está mancando em direção ao veículo da dupla. Surpreendentemente, Joel pisa no acelerador e no instante antes de ser atingido, o sobrevivente saca uma arma e atirar em Joel – errando o tiro e apenas quebrando o para-brisa. Com essa ameaça imediata atrás deles, Joel não não tem tempo para reagir quando outro sobrevivente no grupo joga um ônibus ladeira abaixo em direção a Joel e Ellie, acertando a lateral da caminhonete e lançando o veículo para dentro de uma loja de conveniência abandonada.
É aí que a ação começa – uma tensa e deliberada síntese da singular Inteligência Artificial de The Last of Us, como o equilíbrio de poder entre armas cria uma atmosfera de tensão extrema no combate, a exploração dos ambientes em busca de itens e a relação entre Joel e Ellie –, tanto no combate quanto fora dele.
Joel e Ellie são imediatamente cercados por um grupo de sobreviventes, o que dá início a uma sequência brutal de pancadaria com Joel antes de outros sobreviventes sacarem suas armas e começarem a atirar contra ele. Isso muda o equilíbrio de poder até Joel conseguir sacar sua própria arma, então os dois lados começam a se proteger e se mover para tentar achar um bom lugar para atirar. Quando a pistola de Joel emite um som seco, revelando que ele não tem munição, o sobrevivente restante pensa que está em vantagem e se move de forma muito mais agressiva por ser o único que tem uma arma com munição. Mas quando ele pensa que está prestes a pegar Joel, Ellie arremessa um tijolo nele, atordoando-o por tempo suficiente para que Joel possa eliminá-lo com as próprias mãos.
Mas essa é apenas a primeira leva desse grupo de sobreviventes que está atrás de Joel e Ellie. Um novo grupo chega à loja de conveniência, carregando uma grande variedade de armas e Joel e Ellie pulam por uma janela quebrada para reavaliar a situação e percebem que podem sair dali com vida. O que se sucede são vários minutos de ação furtiva, com Joel e Ellie trabalhando cautelosamente para eliminar cada um dos sobreviventes até não sobrar nenhum.
Terminado o combate, Joel e Ellie fazem piada um com o outro enquanto exploram o ambiente na tentativa de encontrar qualquer coisa que possa ser útil para eles. A exploração faz a dupla passar por um prédio abandonado onde os sobreviventes aparentemente estavam acampados (e matando pessoas inocentes) e os leva até outra estrada abarrotada de veículos abandonados – estranhamente bela, uma vez que a vegetação cobriu absolutamente tudo –, conforme eles avançam em direção à ponte que é a única saída da cidade.
Neste momento a demonstração é encerrada, deixando todos suspirando de tanta adrenalina e intensidade. Para ilustrar a narração publicada no PlayStation Blog, a divulgou diversas imagens do jogo, capturadas diretamente desta demonstração que ainda está em fase de produção.
E você jogador, acha que The Last of Us será um sucesso?