
Sony vai ou não vai bloquear jogos usados no PlayStation 4? Ontem era “claro que não”, hoje já estamos no “calma, não é bem assim”. Como é de costume na indústria de jogos, depois que a empolgação da apresentação passa e tentamos responder as perguntas que ficaram no ar, a Sony está engatando a ré em algumas de suas afirmações anteriores.
O GameSpot entrou no jogo de semânticas da Sony e, durante uma entrevista com o chefe da Sony Worldwide Studios, Shuhei Yoshida, perguntou se o PlayStation 4 vai exigir códigos de ativação ou Passes Online para jogos usados – em vez de simplesmente perguntar se o console irá bloquear tais jogos. A resposta foi menos segura e enfática do que aquela que o executivo havia oferecido ao site Eurogamer:
“É uma decisão das produtoras. Nós não vamos falar sobre isso. Sinto muito.”
Então ainda existe a possibilidade de que jogos usados não rodem no novo console, mas a Sony está saindo da reta e deixando essa decisão para as produtoras. Se isso será feito através de um sistema embutido no próprio PlayStation 4 ou através de um esquema próprio para cada desenvolvedora, não há como saber até que a Sony resolva responder de maneira mais clara.
Vale lembrar que a empresa registrou uma patente para uma tecnologia de bloqueio de jogos usados em janeiro deste ano. Não sabemos se essa tecnologia está nas entranhas do PS4, mas o discurso da Sony sobre o assunto está cada vez mais estranho.
Fonte MCV, em inglês