sábado, 23 de fevereiro de 2013

Playstation 4, poderá sim ter Broqueios contra jogos usados sim!



Sony vai ou não vai bloquear jogos usados no PlayStation 4? Ontem era “claro que não”, hoje já estamos no “calma, não é bem assim”. Como é de costume na indústria de jogos, depois que a empolgação da apresentação passa e tentamos responder as perguntas que ficaram no ar, a Sony está engatando a ré em algumas de suas afirmações anteriores.

O GameSpot entrou no jogo de semânticas da Sony e, durante uma entrevista com o chefe da Sony Worldwide Studios, Shuhei Yoshida, perguntou se o PlayStation 4 vai exigir códigos de ativação ou Passes Online para jogos usados – em vez de simplesmente perguntar se o console irá bloquear tais jogos. A resposta foi menos segura e enfática do que aquela que o executivo havia oferecido ao site Eurogamer:


“É uma decisão das produtoras. Nós não vamos falar sobre isso. Sinto muito.”

Então ainda existe a possibilidade de que jogos usados não rodem no novo console, mas a Sony está saindo da reta e deixando essa decisão para as produtoras. Se isso será feito através de um sistema embutido no próprio PlayStation 4 ou através de um esquema próprio para cada desenvolvedora, não há como saber até que a Sony resolva responder de maneira mais clara.

Vale lembrar que a empresa registrou uma patente para uma tecnologia de bloqueio de jogos usados em janeiro deste ano. Não sabemos se essa tecnologia está nas entranhas do PS4, mas o discurso da Sony sobre o assunto está cada vez mais estranho.


Fonte MCV, em inglês