sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Games que fazem você querer viajar


Para algumas pessoas, os games são uma fuga ocasional dos problemas do mundo real. Mas, às vezes, os desenvolvedores fazem um trabalho tão bom em descrever locais reais que nós quase não conseguimos resistir à tentação de fazer as malas e viajar.
Não importa se isso acontece porque um jogo é uma simulação realista e meticulosa de um lugar real ou simplesmente porque determinada cidade ou país tem uma “vibe” especial. O resultado final é o mesmo: você senta para curtir uma noite de jogatina e, quando levanta, está louco para conhecer os cenários do game no mundo real.
Abaixo, incluímos alguns dos exemplos mais notáveis jogos que incitam o espírito viajante. Se você tem mais exemplos – e eu tenho certeza de que você tem – compartilhe suas experiências conosco.

Tóquio (Jet Set Radio)

O clássico game para Sega Dreamcast (e Xbox) sobre um bando de garotos usando patins (e com uma propensão para o vandalismo) é uma carta de amor para cultura jovem de Tóquio na virada do milênio. A falta de realismo é mais do que compensada na representação caricata da megalópole, perfeitamente capaz de capturar a vivacidade e a cor de uma das maiores cidades do mundo.
E essas são exatamente as razões pelas quais eu amo visitar Tóquio. As lojas, os bares e a sensação de que ela será sempre totalmente oposta à minha cidade maçante e sem graça.
Um exemplo: a primeira vez que vi Shibuya, o cruzamento mais conhecido da cidade, ao vivo, eu não pensei “cara, que cruzamento grande”, ou “caramba, tem um monte de gente aqui”. Eu pensei: “Ei, é aquela fase de Jet Set Radio”.

Florença (Assassin’s Creed 2)

Uma das melhores coisas sobre a Itália é que, como poucos outros lugares na Terra, há história em torno de você. Ao contrário de outras partes da Europa como, por exemplo, a França ou a Alemanha, grande parte do norte da Itália manteve-se intocado pelos horrores da guerra moderna. Ou seja, muitos dos prédios que estavam lá no século 15 ainda permanecem.
Isso acontece, por exemplo, em Florença, cujos marcos turísticos característicos – como o Palazzo Pitti e a Basílica de Santa Maria del Fiore – são tão importantes (e estão em tão boas condições) hoje quanto eram na época de Ezio. Como você pode ver no clipe abaixo, cortesia da GameOn.
É muito bom correr loucamente pelas ruas de Florença do século 15 em Assassin’s Creed II e saber que, quando você saltar do avião e passear por lá de verdade, nas mesmas ruas de 500 anos antes, pouco terá mudado. Mas sem correria ou balbúrdia. E sem escalar prédios e andar pelos telhados. Pular em carroças de feno de alturas absurdas, muito menos.

Nova York (GTA IV)

Pode não ser uma recriação perfeita, e os nomes podem ter mudado para evitar processos judiciais, mas não se enganem: Grand Theft Auto IV é o mais próximo de Nova York que um game poderia tentar chegar.
Quem andou pelas ruas lotadas, comprou um cachorro quente horrível, trombou com um estranho mal-educado ou ficou totalmente impressionado com as luzes da Time Square vai sentir todas essas emoções retornando subitamente quando estiver passeando (ou dirigindo rápido demais) por Liberty e suas ruas cinzas e tristes.
É por isso que GTA IV é como um bom agente de viagens de Nova York. Ele não tenta “vender”a cidade”, nem pintá-la como uma espécie de Gomorra moderna. Não. O game mostra que ela é só … uma cidade. Uma cidade terrivelmente encantadora. E mesmo quando chove, o trânsito está horrível e as pessoas estão alucinadas, você não se importa. Porque isso faz parte da atração e da essência de Nova York.
Essas são algumas das minhas cidades turísticas favoritas, mas e as suas? Será que GTA: Vice City fez a cidade de Miami parecer um lugar seguro e agradável de visitar? Será que Gran Turismo 5 fez você querer conhecer Picadilly Circus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja tímido, faça seu comentário!
Seu comentário incentiva o Portal BRX a postar mais notícias.