sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Novos detalhes do NGP surgem em evento fechado

Ontem, durante uma apresentação na sua sede em Londres para cerca de 20 desenvolvedores do Reino Unido, a Sony compartilhou uma gama de informações sobre sua nova plataforma portátil, revelando novos detalhes significativos sobre os planos de lançamento, as especificações de hardware, redes e outros recursos.

Um dos participantes, sob condição de anonimato contou a Eurogamer, esta manhã:
NGP é o sonho de um desenvolvedor – a Sony finalmente está fazendo as coisas que os desenvolvedores têm pedido a anos.
Os estúdios esperavam recolher os kits de desenvolvimento durante o evento, mas foram informados de uma “transferência tardia do Japão” que significava que a SCEE seria agora uma prioridade. Segundo a fonte, para um kit ser entregue antes de abril, um estúdio deve fornecer um documento de 20 páginas sobre um jogo que eles queiram lançar.
A Eurogamer entende que os estúdios principais do Reino Unido tiveram contato com kits por quase um ano. Mas a fonte afirmou que o novo envio dos kits seria o primeiro a ter a GPU incluída.
A Sony ainda não datou o sistema, mas tem planos para começar a implantação em todo o mundo até o final de 2011. Mas, durante a apresentação de ontem, a Sony listou a edição do NGP apenas com Wi-Fi como 2011, enquanto a versão com Wi-Fi e 3G  foi listada como Holiday 2011, implicando que o console com 3G ativado não estaria disponível no “dia um”. A SCEE não compartilhou nenhuma informação sólida sobre a data ou preço, acrescentando apenas que os detalhes seriam revelados em breve.
O pessoal da Sony demonstrou um punhado de títulos first-party do NGP, como: Uncharted, Little Deviants e WipEout. A fonte disse que o último foi
a engine de WipEout HD do PS3 rodando no NGP, sem alterações na plataforma. Isso significa resolução completa, 60 quadros por segundo. Visualmente era exatamente igual ao do PS3 – todos os efeitos de sombreamento estavam lá.
Com a Sony pedindo aos desenvolvedores que criem versões que funcionam no PS3 e NGP, as implicações disso são importantes. “Eles querem que nós façamos cross-platform”, disse a fonte, explicando que o processo de submissão foi simplificado, com apenas  uma única sumbimissão necessária para um título na PSN e NGP.
E os desenvolvedores disseram:
Todos os jogos disponíveis no lançamento em flash (o armazenamento físico do NGP) também estarão na PSN.
No entanto, a Sony também está insistindo que não quer exatamente o mesmo jogo no NGP e no PS3 – deve haver uma razão para o título no NGP.
Eles querem que exista pelo menos algum tipo de interatividade entre as duas versões com extras somente no NGP.
Os rumores de uma cloud storage – visto como fundamental para permitir aos jogadores alternarem facilmente entre um jogo no PS3 e NGP – foi comentado pelos desenvolvedores, mas a SCEE não confirmou nada  oficialmente.
A Sony também tranquilizou os desenvolvedores que as dificuldades técnicas para um desenvolvimento cross-plataform estavam sendo mantidas o mais baixo possível.
Qualquer shader de PS3 vai funcionar. Nós não vamos ter que reescrever. O que antes teria levado dois a três meses parece que agora pode demorar apenas de uma a duas semanas. A arquitetura é obviamente diferente, mas é o mesmo ambiente de desenvolvimento.
Sobre o hardware, confirmou-se que o NGP possui três giroscópios (o Dualshock 3 possui apenas um), permitindo um movimento mais preciso. E os painéis touch dianteiro e traseiro, são capazes de seis pontos multi-touch.
O touch pad nas costas é fantástico. Parece uma segunda natureza, como se você estivesse tendo um impacto real sobre o mundo.
Como exemplo do potencial, a SCEE descreveu que é possível “espremer” um objeto no jogo, apertando a parte dianteira e traseira, simultaneamente.
A SCEE também apresentou a sua visão para os primeiros cinco anos da plataforma e seu público-alvo, com o ano um focado em jogadores hardcore e os dois anos seguintes em hardcores e adolescentes, e a expectativa de que o público vai expandir tanto  para os mais jovens quanto para os mais velhos, depois disso.
Os recursos baseados em redes sociais e localização também foram destaque por seu potencial de jogo. A SCEE sugeriu, por exemplo, que pistas podem ser colocados nas rede sociais que poderiam levar à presentes virtuais, que por sua vez, podem fazer uso da câmera e recursos de realidade aumentada e distribuir novas skins e avatares.
A Sony tornou o desenvolvedor o centro desta vez. [O kit de desenvolvimento] é muito simples de ligar e usar. Ele abre direto no Windows Explorer e você pode ver todos os sistemas em uma rede – você poderia, por exemplo, atualizar o firmware de mútiplos NGPs, simultaneamente.
Uma estação de desenvolvimento do PS3 pode levar três horas para configurar. Esta parece que levará menos de 20 minutos. Isso torna tudo mais fácil – eles realmente pensaram sobre isso dessa vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja tímido, faça seu comentário!
Seu comentário incentiva o Portal BRX a postar mais notícias.