segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Playstation 3 será Playstation 4, ou pelo menos Playstation 3-2.0


Na semana passada o PlayStation 3 comemorou, no Japão, 5 anos de vida. Com a mesma idade, oPlayStation e o PlayStation 2 já conheciam seus sucessores e já estavam no limite máximo de seu hardware. Entretanto, o PlayStation 3 continua firme e forte e a Sony não dá nem sinais de um próximo console.
Sony sempre disse que o ciclo de vida da atual geração seria mais longo, que poderia ser de até 10 anos, mas pouca gente acreditava nesta possibilidade. A Microsoft também seguiu um discurso parecido, mas rumores indicam que um novo console da empresa poderia ser divulgado no próximo ano. Já a Nintendodivulgou o Wii U neste ano, com lançamento previsto para 2012 e com gráficos da “atual geração”.
O que temos certeza neste momento é que a Sony focará a grande maioria dos seus esforços, nos próximos 12 meses, para vender o PlayStation Vita. E talvez este movimento apenas aumente a vida do PlayStation 3.
Mas será que nós precisamos de uma nova geração?
No decorrer do ano, ao ver os trailers de Battlefield 3, muitos disseram que a atual geração de jogos já havia acabado, que os gráficos do PC eram infinitamente superiores e que coitado eram aqueles jogadores que continuavam jogando em um console. Depois de ver Battlefield 3 no PC e no PlayStation 3, vi que existe sim uma bela diferença nos gráficos, mas nada que deixe justifique um possível investimento das produtoras em um novo console.
Somado a isso, joguei recentemente Uncharted 3: Drakes’s Deception, os melhores gráficos que já vi em um jogo. Nada se compara a ele neste quesito, nem mesmo seus dois antecessores. Uncharted 3 criou um novo patamar, uma nova “geração” dentro da atual geração. Ou seja, cinco anos depois de lançado, o PlayStation 3 ainda está sendo explorado, sem ser aproveitado por completo.
E esta nova geração está apenas começando, em 2012/2013 teremos jogos que prometem entrar neste novo nível criado por Uncharted 3: Drake’s Deception. Estou falando de jogos como Max Payne 3,Grand Theft Auto V, The Last Guardian, Metal Gear Solid: Rising e até God of War IV.
Assim como Uncharted 3, todos estes jogos prometem superar seus antecessores em todos os aspectos. Vamos a alguns exemplos:
  • Grand Theft Auto IV foi fantástico, mas lançado em 2008 com certeza não utilizou todas as possibilidades dos consoles.
  • Metal Gear Solid 4, um dos melhores e mais bonitos jogos de PlayStation 3 também foi lançado em 2008. De lá pra cá Hideo Kojima vem trabalhando muito em Metal Gear Solid: Rising.
  • Uma possível continuação da série God of War só poderia ser melhor que God of War III.
  • O aguardadíssimo The Last Guardian está sendo produzido a mais de três anos!
Você ainda duvida que a atual geração ainda tem muita lenha para queimar? Eu não duvido mais, acho que as produtoras apenas agora estão atingindo o limite máximo dos consoles e isso daria ao PlayStation 3pelo menos mais dois anos de vida.
Na minha opinião o PlayStation 4 deve dar as caras apenas no início de 2013, chegando no final do mesmo ano às lojas. Algo parecido com o lançamento do PlayStation Vita. Também acredito que a patente recentemente divulgada de um possível DualShock 4 Biométrico, que conseguiria medir os batimentos do coração do jogador e ao mesmo tempo definir a dificuldade do jogo, pode ser o caminho para uma grande inovação no mercado de jogos. Ou você ainda acha que as empresas irão apostar em jogos com controle de movimentos?
E você jogador, ainda acha que o PlayStation 3 terá alguns anos de vida? Ou acredita que depois do lançamento do PlayStation Vita iremos ouvir falar do PlayStation 4?