terça-feira, 24 de janeiro de 2012

PlayStation Vita, o real desafio da Sony Brasil?


O lançamento do PlayStation Vita está cada vez mais próximo e faltando pouco menos de um mês para a sua chegada em território nacional, podemos definir o lançamento como o primeiro real desafio da Sony Brasil.
A empresa, que começou a operar no país oficialmente com a marca PlayStation em 2010, chegou no meio da atual geração de consoles. O PlayStation 3 já estava no mercado a mais de quatro anos, ou seja, ao chegar oficialmente por aqui, ele não era novidade. O mesmo aconteceu com o PSP, que chegou oficialmente em 2011, seis anos após seu lançamento mundial, o que não atraiu muitos usuários.
Mas com o PlayStation Vita, será totalmente diferente. O Brasil estará no seleto grupo de paises que receberá o console no dia 22 de fevereiro, um marco histórico para os jogadores que nunca haviam recebido um console da empresa na mesma data dos americanos. Além do console, que será vendido inicialmente apenas na versão WiFi, também teremos mais de 25 jogos disponíveis para compra no dia do lançamento e pelo menos mais 10 no mês seguinte. Ou seja, o jogador estará munido de console e jogos para se divertir por um bom tempo. Além disso, a Sony Brasil foi mais longe e trará já no lançamento do PlayStation Vita jogos localizados, com o famoso audio / textos / legendas em nosso idioma, mais uma ótima iniciativa para mostrar o quanto a empresa acredita no país.
Para completar, já temos no país a tão sonhada PlayStation Network Brasil, que será fator importantíssimo para o sucesso do PlayStation Vita, visto que a conectividade do aparelho com a rede é essencial para seu funcionamento, além da distribuição de jogos digitais.
Então teremos no dia 22 de fevereiro o console – em versão WiFi mas com pacote especial que inclui um jogo, um cartão de memória e um estojo de proteção -, muitos jogos e alguns até localizados para o Brasil e a PlayStation Network, ou seja, garantia de sucesso, correto? Na verdade não!
Pacote nacional do PlayStation Vita
Pacote nacional do PlayStation Vita
O PlayStation Vita é um console portátil, que não possui tantos fãs como um console de mesa e isso implica na Sony Brasil mostrar para o consumidor quem é o PlayStation Vita e o que ele pode fazer por você. A primeira e mais importante atitude é colocar o novo portátil, jogável, em todas as lojas, para que os jogadores possam testar o aparelho e os jogos, e posteriormente decidir se irá comprá-lo ou não.
Ainda não sabemos o preço do console, mas já temos certeza que será caro. Então porque não investir um pouco deste dinheiro em marketing para divulgar sua chegada no Brasil? Não serei nem pretensioso em pedir um comercial no horário nobre da televisão, já ficaria feliz em ver mais informações na internet e em revistas de jogos, o que provavelmente irá acontecer, pois este é o meio mais barato e fácil de fazer publicidade. O que me preocupa é que nos Estados Unidos, por exemplo, o PlayStation Vita está na televisão local desde o inicio do ano, diariamente, bombardeando o jogador americano de hype, e por aqui não temos nenhum tipo de publicidade, ainda.
Acredito também que um belo evento de lançamento seria essencial para o sucesso do console no país. Abrir uma loja à meia noite, com uma estrutura bacana, convidados famosos e sorteando prêmios, atrai não apenas jogadores, mas também a mídia em geral. Com isso, o lançamento do PlayStation Vita no Brasil poderia virar notícia, chamar mais atenção de mais pessoas e transformá-las em possíveis compradoras.
Na minha humilde opinião, com essas três sugestões, a Sony Brasil conseguiria atrair mais os jogadores e aumentar a venda do seu console, independente do seu preço. Pessoalmente, acredito que o PlayStation Vita nacional chegue custando R$1.599,90, mas é apenas uma opinião minha sem nenhuma informação da própria Sony Brasil. Como cheguei neste preço? Relativamente simples, peguei as declarações feitas pelos executivos da empresa e somei o fator que mais me assusta: a falta de oferta.
A falta de oferta de consoles é o que poderá queimar a imagem da Sony Brasil no país. Ela é o maior fantasma dos jogadores e o maior vilão na formação do preço. O que pode acontecer? Se a Sony Brasil sabe que o Brasil terá uma quantidade pequena de consoles, o preço do produto nacional poderá ser ajustado em um patamar mais alto justamente para desistimular a compra do jogador, com isso teremos um console até mais caro do valor que eu falei e muitos clientes insatisfeitos sem o aparelho.
Mas, eu sou extremamente otimista e eu rezo acredito muito que a Sony Brasil fará um bom trabalho no lançamento do console por aqui. Eu diria até que os dois primeiros anos de atividade da empresa no país serão colocados a prova no dia 22 de fevereiro, quando o seu primeiro real desafio irá acontecer. Se alguma loja abrir a meia-noite, estarei presente na fila, tentando ser um dos primeiros, pois se a Sony Brasil deixar comprarei o console no dia do lançamento!